domingo, 22 de junho de 2008

CULTURA




A cultura da cidade é ampla, destacando-se as festas tradicionais, as lendas, as comidas típicas, as danças, o artesanato e os monumentos históricos que não são tombados historicamente.
Os principais eventos culturais relacionados a festas são as vaquejadas, as festas religiosas, as feiras livres, a Festa da Lagosta e, por fim, a Festa de Aniversário de Emancipação Política da cidade.
Com relação às danças, a cidade conta com as quadrilhas juninas, o Pastôrio, o Bumba Meu Boi, o Forró, o Carimbo e as danças de rua.
As lendas da cidade são diversas, como a lenda da Lagoa do Fogo, do Lobisomem, do Batatão, da Burrinha do Padre, da Procissão das Almas, da Mulher de Branco, do Morto-Vivo, do Homem Grande, dos Gritos do mês de maio, do Menino Moreno, dentro outras.
Mungunzá, bolo preto, grude, pirão de peixe, bolo de milho, tapioca, cuscuz, farofa de murici, feijão branco com rapadura, arroz doce e pamonha são os principais pratos típicos da cidade.
As principais frutas nativas da cidade são: Mapirunga, Cuaçu, Batinga, Ubaia, Ameixa, Cambuim, Guagiru, Murici, Azeitona Preta, Caju, Manga e Mangaba.
Como monumentos históricos destacam-se as igrejas católicas, a estatua da praça, o mercado público, as escolas, os cemitérios, a cooperativa, a colônia e a praça dos pescadores e a igreja metodista.
Como pontos turísticos, temos o parracho da cidade, o parte eólico, a praia, os rios, as lagoas e as dunas.

Nenhum comentário: