domingo, 3 de junho de 2012

Comunidade escolar protesta contra falta de professores nas escolas do Estado

Pais e alunos do município de João Câmara realizaram um protesto contra a falta de professores nas escolas estaduais locais. A atividade ocorreu na última quinta-feira (31) e foi apoiada pelo Sinte. Na ocasião, foi organizada uma comissão formada por representantes da comunidade escolar e do Sinte, com apoio do Ministério Público, para discutir o problema junto à Secretaria Estadual de Educação.

O coordenador geral do Sinte, José Teixeira, elogiou a atitude da comunidade escolar em João Câmara e ratificou o apoio irrestrito do Sindicato a ações como essa: “tivemos hoje um exemplo de cidadania exercida por pais e alunos que buscam a melhoria da Educação Pública local. Não pudemos deixar de prestar nosso apoio a uma manifestação tão legítima quanto essa e com certeza apoiaremos as próximas, pois só com união entre trabalhadores, pais e alunos é que poderemos alcançar uma educação de qualidade acessível a todos e todas”, disse.

DO BLOG: É lamentável a maneira como a governadora Rosalba vem tratando a educação do RN, eu diria que em 99,9% das escolas da rede estadual faltam professores para ministrar as disciplinas, e o governo não está dando a mínima para este caso. E essa falta no quadro dos docentes prejudica significativamente a aprendizagem dos alunos, diminuindo a qualidade dessa aprendizagem. Para se ter uma ideia de como está a situação da educação estadual, existem escolas estaduais onde turmas assistem aulas em dias intercalados (enquanto umas assistem na segunda, quarta e sexta outras assistem na terça e na quinta), e muitas outras nem isso dá para fazer, pois a falta de professores é de quase 100%.

No início do ano o governo realizou concurso público para preenchimento de 3600 vagas de professores e coordenadores, porém não chamou todos os concursados, deixando o quadro ainda defasado. Sendo que mesmo que ela chame todos os aprovados neste concurso, o quadro de docentes ainda ficaria com défice.

Deixo a pergunta para a excelentíssima governadora: Quando é que a senhora tentará amenizar o lamentável estado da educação do RN?

Um comentário:

Anônimo disse...

Os aprovados estão ansiosos aguardando a convocação. Infelizmente teremos que entrar na justiça para ocupar um lugar que é nosso por diteito. Lamentamos essa situação e pedimos ajuda a toda sociedade Norte Rio Grandense para fazer valer o diteito de alunos e profissionais da educação.