segunda-feira, 14 de julho de 2008

Enérgia Limpa


A maior usina eólica da América Latina está localizada no município de Rio do Fogo (81 Km de Natal). A energia elétrica produzida a partir dos 62 aerogeradores instalados à margem da BR 101 Norte é conduzida à subestação de Extremoz e inserida no sistema elétrico brasileiro.
O Parque Eólico Rio do Fogo tem capacidade instalada para produzir 49,3 Mega Watts (MW), ou 800 kW para cada um dos 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas, relativamente próximo à praia.
Os aerogeradores são interligados por um circuito de média tensão, de 34,5 quilovolts (KV), que remetem a energia a uma subestação elevadora para cinvertê-la de 34,5 KV para 69 KV. Dessa subestação, localizada na área do parque eólico, a energia segue através de uma linha de conexão de 69 KV com 55 km de extensão.
O Parque Eólico de Rio do Fogo é um investimento da ordem de R$ 209 milhões, parte do dinheiro a partir de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra com recursos próprios da Enerbrasil (Energias Renováveis do Brasil LTDA), controlada pelo Grupo Iberdrola e responsável pelo empreendimento.

Um comentário:

IDGPOL disse...

"...secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. "Temos um investimento previsto de R$ 8 milhões em energia eólica..."

Já dá para 3 aerogerdores E48(800kw)