quinta-feira, 29 de julho de 2010

O fim do planeta Terra?

Um asteroide potencialmente perigoso pode colidir com a Terra em 2182, alertaram cientistas esta semana. O satélite, chamado de 1999 RQ36, tem uma chance em mil de atingir a superfície terrestre, e as chances podem chegar a dobrar neste ano, afirmou a pesquisadora María Eugenia Sansaturio, da Universidad de Valladolid, na Espanha. O asteroide tem até uma data estimada para a colisão: 24 de setembro.
A equipe espanhola usa dois modelos específicos para monitorar asteroides potencialmente perigosos que podem entrar na órbita da Terra até 2200. Por causa do trajeto do 1999 RQ36, ele foi rotulado de PHA (potentially hazarous asteroids). Ele já foi registrado por mais de 290 telescópios e 13 radares.
Segundo reportagem do jornal britânico "Daily Mail", os cientistas têm discutido como mudar o seu trajeto. Para mudar a órbita do asteroide, os especialistas teriam que começar o trabalho cerca de 100 anos antes. Uma das opões seria detonar uma ogiva nuclear. Outra seria o uso de uma espaçonave com espelhos que refletiriam os raios solares em direção ao satélite, soltando gases que alterariam seu trajeto. Chocar uma espaçonave no asteroide seria uma terceira opção. Espera-se que até lá, novas tecnologias possam ser inventadas para ajudar no processo.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: