quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rio do Fogo também é prejudicado com as fortes chuvas

Chuvas provocam inundação em plantações no Vale do Punaú 

As fortes chuvas desta semana causaram prejuízos em todo o Rio Grande do Norte. Agricultores do vale do Punaú, em Rio do Fogo, perderam grande parte de suas plantações com o aumento nos níveis dos rios que cortam a região. Os produtores de jerimum foram os mais afetados.

O Vale do Punaú é a maior área produtora de Jerimum do RN. Por safra, são cerca de 250 hectares plantados e uma produção estimada entre 4 mil e 4,5 mil toneladas.  Há pelo menos três anos, o “inverno” provoca, no entanto, perdas na região.
É uma perda de aproximadamente 80% na produção, o equivalente a 3.600 toneladas do produto. O prejuízo é estimado em no mínimo R$ 3 milhões e afeta diretamente 300 famílias que têm a cultura como principal fonte de renda no distrito e no entorno.
 
Como o “inverno” geralmente chega à região em março, os agricultores plantam na expectativa de colher entre o final de janeiro e fevereiro. Mas há três ou quatro anos as chuvas têm se antecipado e chegam no primeiro mês do ano. E quem plantou corre para salvar o máximo que conseguir.

Nenhum comentário: