segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Eu já tinha desistido de viver", diz náufrago resgatado no RN

Os tripulantes do barco Santa Clara - que naufragou no litoral do Rio Grande do Norte neste domingo (5) -, relataram ao G1 os momentos de desespero que passaram enquanto esperavam pelo resgate. John Anderson de Sousa, de 27 anos, e um companheiro de barco nadaram por mais de cinco horas tentando chegar à costa, enquanto Evanildo Gouveia, de 45 anos, e Luiz Manoel Melo, 39, aguardaram o resgate na embarcação. "Eu já tinha desistido de viver quando o salvamento chegou", disse John Anderson.

Ele contou que o barco saiu de Natal às 8h da manhã de domingo e a previsão de retorno era meia-noite. Por volta das 20h, o barco bateu nos parrachos de Maracajaú. "Tentamos contato através do rádio com a Capitania dos Portos, mas ninguém nos atendeu. Conseguimos falar com uma embarcação do Rio Grande do Sul que estava na região, mas eles disseram que não conheciam o local e que se viessem nos resgatar poderiam bater nos parrachos também", disse.

O comandante do barco, Evanildo Gouveia, conseguiu avisar, por celular, sua esposa e o filho do proprietário do barco. "Eles eram os únicos em terra firme que sabiam do naufrágio", contou.
Por volta das 4h30 da manhã desta segunda-feira, John Anderson decidiu tentar ir até a costa a nado. "Deixamos os dois tripulantes mais velhos no barco que ainda estava afundando e eu e outro tripulante pulamos no mar com colete salva-vidas e uma boia para tentar chegar à costa", relatou.

Eles nadaram mais de cinco horas e não conseguiram chegar em terra firme. "A gente estava cansado, com frio e com muita sede. Já tínhamos desistido de tentar chegar à costa. Eu só pensava na minha mãe, na minha família, não tinha mais esperança", contou.

O helicóptero da Polícia Militar Potiguar I localizou os náufragos por volta das 10h30 desta segunda-feira. John Anderson e os outros três tripulantes foram resgatados e passam bem.

Naufrágio
A embarcação partiu do rio Potengi, em Natal, na noite deste domingo e deveria retornar ao mesmo ponto meia-noite. Entre Maracajaú e Rio do Fogo o navio teria se chocado com um rochedo e naufragado. A Capitania dos Portos acionou a Polícia Militar por volta das 7h30 da manhã e a equipe do helicópetro Potiguar I começou as buscas em seguida.

Nenhum comentário: