sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A LENDA DA LAGOA DO FOGO - CULTURA


Reza a lenda que na lagoa existente em Rio do Fogo, chamada de Lagoa do Fogo, mora uma giboia encantada, que guarda no fundo da lagoa uma cidade com tudo feito de ouro. O proprio nome da lagoa é conotação de mistérios, pois os primeiros moradores viam sobre ela pessoas flutuando em procissões com velas, um navio flutuando pela lagoa com muitas luzes e pessoas, circulos de fogo sobre a lagoa, daí o surgimento do nome de Lagoa do Fogo.
Todos os moradores têm um certo receio em aproximar-se da Lagoa de águas escuras, pois a giboia encanta com seus olhos quem a vir e leva o insortudo para o fundo da Lagoa para que afogue-se.
O encanto da lagoa acaba se a profecia existente na cidade se cumpri. De acordo com a profecia três irmãos existentes na cidade, filhos dos primeiros colonizadores, teriam esse poder. Os três iriam para a lagoa e lutariam com a giboia até mata-lá e então a lagoa secaria e a cidade de ouro viria a surgir. Mas isso tem um preço, somente um dos três irmão sobreviveria, a giboia mataria os outros dois e o sobrevivente seria o dono de toda a cidade de ouro. A profecia nunca foi cumprida pelo preço que eles pagariam, a vida, pela cidade de ouro.
Hoje os irmãos faleceram e não há mais como a profecia ser cumprida.

Um comentário:

Pedro Júnior disse...

Senhores responsáveis pelo blog Rio do Fogo, tenho dois trabalhos feitos sobre a história do município: Memória Viva de Rio do Fogo,Volumes I e II, foi um trabalho conjunto entre comunidade e alunos da E.E.José Porto Filho. Caso deseje publicar no blog alguma informação sobre o conteúdo do livro entre em contato comigo pelo e-mail: pedrojuniorrn@yahoo.com.br

Obrigado pela atenção,
Professor Pedro Júnior