Levantamento realizado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 aponta melhora na qualidade do Ensino no Rio Grande do Norte. Evolução da rede de ensino do Estado ocorre nas três fases avaliadas pelo Ideb e superam metas previstas para 2009.
Comparando-se os dados obtidos pelo Ideb em 2009 com os índices alcançados em 2007, o Rio Grande do Norte cresceu, na primeira fase do Ensino Fundamental (5º ano), de 3.0 para 3.9 – superando a média regional que foi de 3.8. Na segunda fase do Ensino Fundamental (9º ano), o Rio Grande do Norte subiu de 2.7 para 3.3. No Ensino Médio, o Estado avançou de 2.6 para 3.1.
O resultado obtido na primeira fase chega a superar as metas estabelecidas pelo MEC para o Rio Grande do Norte em 2009 e 2011. A média para 2009 era de 3.1 e para 2011 era de 3.5. O Estado conseguiu ir além e atingir a meta que estava programada para 2013 – isto é, alcançou 3.9 já em 2009.
“Esse desempenho mostra que os esforços desenvolvidos pelo poder público e por nossos educadores começam a dar frutos. Apesar dos avanços, sabemos que muito ainda há de ser feito. Nosso objetivo é garantir educação de qualidade para todos os norteriograndenses”, afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.
Criado em 2005, o Ideb mede a qualidade do ensino público no país levando em consideração a Educação Básica. O Índice é calculado de dois em dois anos tendo como base a Prova Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e os dados sobre aprovação escolar.
Os indicadores do Ideb contemplam três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências. O índice é coordenado a aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas medem competências e habilidades dos estudantes. As provas são realizadas no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental, e na última série do Ensino Médio.
O objetivo do Ideb é verificar se as metas estabelecidas para a Educação Básica estão alcançadas, ou não, a partir de alguns indicadores. Segundo o ministro Fernando Haddad, os índices obtidos dão para observar uma melhoria no desempenho dos estudantes em todo o país desde 2005 – no Ensino Médio, de 57,9%; na primeira fase do Ensino Fundamental, de 28,9%; e nos anos finais do Ensino Fundamental, de 36%.
“Os números do Rio Grande do Norte são também promissores, mas pretendemos avançar mais. Estamos investindo na qualificação profissional de nossos professores. Temos regiões com mais dificuldades do que outras. Mas, tivemos uma melhora acima do que foi estipulado pelo INEP. Esse é um processo e ainda faltam seis avaliações até 2022 quando será concluída a série histórica iniciada em 2005. Nosso objetivo é avançar em todas as avaliações do Ideb”, acrescenta o secretário estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares.
O Ideb realizou avaliação em 5.404 municípios brasileiros. Desses, 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A meta estabelecida desde 2005 é chegar a 2022 – ano do bicentenário da Independência – ao índice de 6.0 para a Educação Básica no Brasil.
Comparando-se os dados obtidos pelo Ideb em 2009 com os índices alcançados em 2007, o Rio Grande do Norte cresceu, na primeira fase do Ensino Fundamental (5º ano), de 3.0 para 3.9 – superando a média regional que foi de 3.8. Na segunda fase do Ensino Fundamental (9º ano), o Rio Grande do Norte subiu de 2.7 para 3.3. No Ensino Médio, o Estado avançou de 2.6 para 3.1.
O resultado obtido na primeira fase chega a superar as metas estabelecidas pelo MEC para o Rio Grande do Norte em 2009 e 2011. A média para 2009 era de 3.1 e para 2011 era de 3.5. O Estado conseguiu ir além e atingir a meta que estava programada para 2013 – isto é, alcançou 3.9 já em 2009.
“Esse desempenho mostra que os esforços desenvolvidos pelo poder público e por nossos educadores começam a dar frutos. Apesar dos avanços, sabemos que muito ainda há de ser feito. Nosso objetivo é garantir educação de qualidade para todos os norteriograndenses”, afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.
Criado em 2005, o Ideb mede a qualidade do ensino público no país levando em consideração a Educação Básica. O Índice é calculado de dois em dois anos tendo como base a Prova Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e os dados sobre aprovação escolar.
Os indicadores do Ideb contemplam três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências. O índice é coordenado a aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas medem competências e habilidades dos estudantes. As provas são realizadas no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental, e na última série do Ensino Médio.
O objetivo do Ideb é verificar se as metas estabelecidas para a Educação Básica estão alcançadas, ou não, a partir de alguns indicadores. Segundo o ministro Fernando Haddad, os índices obtidos dão para observar uma melhoria no desempenho dos estudantes em todo o país desde 2005 – no Ensino Médio, de 57,9%; na primeira fase do Ensino Fundamental, de 28,9%; e nos anos finais do Ensino Fundamental, de 36%.
“Os números do Rio Grande do Norte são também promissores, mas pretendemos avançar mais. Estamos investindo na qualificação profissional de nossos professores. Temos regiões com mais dificuldades do que outras. Mas, tivemos uma melhora acima do que foi estipulado pelo INEP. Esse é um processo e ainda faltam seis avaliações até 2022 quando será concluída a série histórica iniciada em 2005. Nosso objetivo é avançar em todas as avaliações do Ideb”, acrescenta o secretário estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares.
O Ideb realizou avaliação em 5.404 municípios brasileiros. Desses, 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A meta estabelecida desde 2005 é chegar a 2022 – ano do bicentenário da Independência – ao índice de 6.0 para a Educação Básica no Brasil.
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