quarta-feira, 7 de julho de 2010

RN é um dos estados do Brasil com piores notas no Ideb 2009

Do Diário de Natal: http://www.dnonline.com.br/nav/noticias/ver_noticia.php?id_noticia=45206

O Rio Grande do Norte não atingiu a média nacional do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relacionado ao ano de 2009. A informação é do Ministério da Educação, divulgada na última quinta-feira (1). Entre os municípios que obtiveram as menores notas em relação aos primeiros nãos do ensino fundamental estão Afonso Bezerra, Augusto Severo, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Bom Jesus e Sítio Novo.

De acordo com o relatório divulgado pelo ministério, o RN alcançou nota 3,9, para as séries iniciais do ensino fundamental e 3,3 para as séries finais, notas superiores as da avaliação de 2007, que foram 3,4 e 3,1 respectivamente. No entanto, este aumento não foi o suficiente para que o RN atingisse a média nacional que foi de 4,6 para os anos iniciais e 4,0 para os anos finais. No caso do ensino médio, o Ideb do RN foi de 3,1 muito abaixo da média nacional que foi de 3,6.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Nenhum comentário: