domingo, 30 de dezembro de 2012

Idema intensifica monitoramento das praias e fiscalização ambiental, incluindo a praia de Rio do Fogo

Com a chegada do verão é comum o aumento de banhistas nas praias do litoral do Estado. É a época do ano em que o potiguar tem como destino as casas de praia, em busca do tão esperado veraneio.
Em função do grande deslocamento da população rumo ao litoral, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) ampliou o número de pontos monitorados pelo programa de balneabilidade das praias, estudo responsável por avaliar a qualidade das águas para o banho recreativo.
De dezembro deste ano a fevereiro de 2013, período de veraneio, o programa passa a realizar o monitoramento semanal de dezoito pontos adicionais, além dos trinta trechos já monitorados durante todo o ano. Com isso, totalizam-se agora 48 pontos de coleta e análise da qualidade da água das praias, compreendendo basicamente todo o litoral potiguar: de Baía Formosa ao município de Tibau.
A qualidade das águas nas praias monitoradas é verificada por meio da análise de amostras de água coletadas semanalmente nos pontos selecionados, sempre nas condições consideradas críticas pelos técnicos. Após a análise, os resultados obtidos são encaminhados aos veículos de comunicação, disponibilizados nas páginas do Idema e do próprio programa, através do endereço www.idema.rn.gov.br. Os boletins são divulgados sempre às sextas-feiras.
Além da divulgação através dos sites e da imprensa, a qualidade do banho nas praias é indicada, principalmente, por meio das placas de sinalização que o órgão mantém nos pontos monitorados. As placas indicam aos banhistas se o trecho em questão apresenta-se próprio (placa verde) ou impróprio (placa vermelha) ao banho.
O estudo de balneabilidade das praias é operacionalizado por meio de uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), integrando um projeto maior batizado de "Água Azul". Além da balneabilidade das praias potiguares, esse programa é responsável ainda por realizar o monitoramento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos d'água interiores do Estado. 

Fiscalização ambiental será intensificada durante o verão
A fiscalização ambiental do Idema também será intensificada durante o verão. O órgão irá ampliar o número de veículos e vistorias para atendimento das denúncias contra crimes e irregularidades ambientais no RN. Para atender a demanda, o Idema conta com o auxílio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam), realizando vistorias sistemáticas no litoral potiguar.
Durante o verão, um dos principais crimes ambientais constatados é o de poluição sonora. É comum nesse período a ocorrência de barulhos excessivos causados por sons automotivos, bares, shows, entre outros. Para combater o abuso nessas situações, o Idema e a Polícia Ambiental também irão fiscalizar e atender denúncias de poluição sonora.
Nesses casos, a equipe de fiscalização irá atender aos chamados e aplicar os testes de medição da intensidade do som, através de um equipamento eletrônico chamado de decibelímetro. Se constatada a irregularidade, o responsável será notificado e as medidas cabíveis serão tomadas.
Este ano, a fiscalização nas dunas e na orla potiguar irá contar com o reforço dos quadriciclos recentemente adquiridos pelo órgão ambiental. Os veículos permitem o patrulhamento em locais com maior dificuldade de acesso, principalmente em áreas de dunas, e serão utilizados na fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado, contemplando os municípios de Areia Branca e Porto do Mangue; APA dos Recifes de Corais, abrangendo os municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros; e APA de Jenipabu, nos municípios de Natal e Extremoz.
As denúncias contra crimes e irregularidades ambientais, bem como de poluição sonora, podem ser feitas gratuitamente através do Plantão de Denúncias Ambientais - Alô Idema (0800 281 1975). De posse das informações recebidas pelo plantão, a equipes do Idema e da Cipam serão acionadas para averiguar a situação relatada.

Nenhum comentário: